terça-feira, 19 de julho de 2011

Classificação dos ossos

Há várias maneiras de classificar os ossos. A classificação mais difundida é aquela que leva em consideração a forma dos ossos, classificando-os segundo a relação entre suas dimensões lineares (comprimento, largura e espessura), em ossos longos, curtos, planos (laminares) e irregulares.
Osso Longo: seu comprimento é consideravelmente maior que a largura e a espessura. Consiste em um corpo ou diáfise e duas extremidades ou epífises. A diáfise apresenta, em seu interior, uma cavidade, o canal medular, que aloja a medula óssea. Exemplos típicos são os ossos do esqueleto apendicular: fêmur, úmero, rádio, ulna, tíbia, fíbula, falanges.
Osso Plano: seu comprimento e sua largura são equivalentes, predominando sobre a espessura, ossos do crânio, como o parietal, frontal, occiptal e outros como a escápula e o osso do quadril, são exemplos bem demonstrativos. São também chamados de osso laminares.
Osso Curto: apresenta equivalência das três dimensões. Os ossos do carpo e do tarso são excelentes exemplos.
Osso Irregular: apresenta uma morfologia complexa não encontrando correspondência em formas geométricas conhecidas. As vértebras e os ossos temporais são exemplos marcantes.
Estas quatro categorias são as categorias principais de se classificar um osso quanto á sua forma. Elas, contudo, podem ser complementadas por duas outras:
Osso Pneumático: apresenta uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar. Estas cavidades recebem o nome de seios. Os ossos pneumáticos estão situados no crânio: frontal, maxila, temporal, etmóide e esfenóide.
Osso Sesamóide: se desenvolve na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa que envolve certas articulações. Os primeiros são chamados intratendíneos e os segundos periarticulares. A patela é um exemplo típico de osso sesamóide intratendíneo.
Assim, estas duas categorias adjetivam as quatro principais: o osso frontal, por exemplo, é um osso plano, mas também pneumático; o maxila é irregular, mas também pneumático, a patela é um osso curto, mas é também um sesamóide (por sinal, o maior sesamóide do corpo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário